sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ParanĂ¡ cria o conselho dos povos indĂ­genas e comunidades tradicionais

O governador Beto Richa sancionou a lei que cria o Conselho Estadual de Povos IndĂ­genas e Comunidades Tradicionais, que passarĂ¡ a funcionar na estrutura da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Segundo a secretĂ¡ria Maria Tereza Uille Gomes, o objetivo Ă© desenvolver um diĂ¡logo entre as secretarias e Ă³rgĂ£os de Estado com a sociedade civil para construir as polĂ­ticas pĂºblicas voltadas a essas populações. 

Integrado por 29 membros, o novo conselho serĂ¡ um Ă³rgĂ£o colegiado, consultivo, deliberativo e fiscalizador, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. “Entre suas diversas atribuições estĂ£o a de propor subsĂ­dios para a elaboraĂ§Ă£o de leis e incentivar e apoiar a realizaĂ§Ă£o de eventos, estudos e pesquisas de interesse desses povos e comunidades”, explica JosĂ© AntĂ´nio Peres Gediel, coordenador do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça, onde o novo conselho ficarĂ¡ administrativamente vinculado. 


Para a composiĂ§Ă£o do conselho, sĂ£o reconhecidos como povos indĂ­genas e comunidades tradicionais, segundo a lei, benzedeiras e benzedores, ciganas e ciganos, cipozeiras e cipozeiros, comunidades de terreiro – religiões de matriz africana, faxinalenses, ilhĂ©us, indĂ­genas, pescadoras e pescadores artesanais e ribeirinhos, quilombolas, entre outros que se autorreconheçam. Esses grupos sociais ocuparĂ£o 12 postos titulares. Os quilombolas terĂ£o duas vagas. Os indĂ­genas vĂ£o dividir outras duas vagas, uma para Guarani e outra para Caingangue. As demais comunidades ocuparĂ£o uma vaga cada. 


Outras 12 vagas serĂ£o ocupadas por representantes das seguintes secretarias: Justiça; Relações com a Comunidade; Segurança PĂºblica; Cultura; EducaĂ§Ă£o; SaĂºde; Emprego; Trabalho e Economia SolidĂ¡ria; FamĂ­lia e Desenvolvimento Social; CiĂªncia, Tecnologia e Ensino Superior; Meio Ambiente e Recursos HĂ­dricos, Agricultura e Abastecimento; e Infraestrutura e LogĂ­stica. As demais cinco vagas serĂ£o ocupadas pelo MinistĂ©rio PĂºblico do ParanĂ¡, MinistĂ©rio PĂºblico Federal, Instituto Nacional de ColonizaĂ§Ă£o e Reforma AgrĂ¡ria (Incra), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Chico Mendes de ConservaĂ§Ă£o da Biodiversidade (ICMBIO). 


CONSELHOS - Este Ă© o dĂ©cimo conselho estadual que integra a estrutura administrativa da Secretaria da Justiça. Os conselhos em funcionamento sĂ£o dos Direitos Humanos (Coped), Direitos do Idoso (Cedi), Direitos da Pessoa Portadora de DeficiĂªncia (Coede), Defesa do Consumidor (Condef), Mulher (Cemp), PolĂ­ticas PĂºblicas Sobre Drogas (Conesd), PenitenciĂ¡rio (Copen), Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (CEG/Feid), e AssistĂªncia a VĂ­timas e Testemunhas Ameaçadas (Provita/PR). 


TambĂ©m integram a estrutura da Justiça o Programa de ProteĂ§Ă£o Ă  Criança e ao Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM), o ComitĂª Estadual de Refugiados e Migrantes (CERM), o ComitĂª de ElaboraĂ§Ă£o do Plano Estadual LGBT, o NĂºcleo Estadual de Enfrentamento ao TrĂ¡fico de Pessoas no ParanĂ¡ (NETP/PR) e a ComissĂ£o Estadual da Verdade do ParanĂ¡.

TupĂ£: Prefeitura se reĂºne com delegado para tratar sobre melhorias no trĂ¢nsito da cidade


Com uma frota superior a 43 mil veĂ­culos, segundo dados do Departamento Nacional de Transito, Denatran, e um sistema viĂ¡rio e de sinalizaĂ§Ă£o de trĂ¢nsito que gera muitas reclamações por parte dos motoristas e que necessita passar por estudos e reformulações, a Prefeitura de TupĂ£ estĂ¡ priorizando os debates e reuniões sobre este sistema. 


Com a criaĂ§Ă£o da Secretaria Municipal de Segurança e TrĂ¢nsito, a prefeitura sinaliza que pretende dedicar atenĂ§Ă£o especial a melhoria no sistema, visto que em TupĂ£, segundo o mesmo levantamento do Denatran, existe um veĂ­culo para cada 1,5 morador, o que Ă© uma mĂ©dia extremamente alta e requer estudos, manutenĂ§Ă£o e modificações constantes. 

Para que as futuras modificações atendam o interesse popular e atinjam de forma positiva o maior nĂºmero de pessoas, a prefeitura estĂ¡ dialogando com todos os setores da comunidade, visando promover alterações importantes. Nesta semana o vice prefeito Thiago Santos e o SecretĂ¡rio de TrĂ¢nsito, JosĂ© Romero Sobrinho, receberam o delegado Roberto JosĂ© Fernandes Bonfim, responsĂ¡vel pela Ciretran de TupĂ£, para ouvir suas propostas e sugestões. 

Thiago ressaltou que Ă© muito importante ouvir os segmentos da comunidade que atuam junto ao trĂ¢nsito e que podem contribuir muito para proporcionar as melhorias que a populaĂ§Ă£o solicita. "NĂ³s precisamos ouvir a todos, nĂ£o podemos tomar decisões de gabinete e achar que serĂ£o boas para a populaĂ§Ă£o. Precisamos que todos dĂªem suas sugestões, principalmente quem usa diariamente nossas ruas", enfatizou o vice-prefeito. 

Com relaĂ§Ă£o as modificações, Thiago disse que o prefeito Manoel Gaspar pediu prioridade nos trĂ¢mites e nas discussões para que o sistema pode ser melhorado. "O prefeito quer a participaĂ§Ă£o do Conselho Municipal de TrĂ¢nsito e de todos que utilizam o sistema, para promover estudos nos pontos mais crĂ­ticos e dar inĂ­cio o quanto antes a implementaĂ§Ă£o das melhorias", garantiu o vice prefeito.  (TC)

Gladimir Nascimento Ă© o secretĂ¡rio de ComunicaĂ§Ă£o de Fruet


O jornalista Gladimir Nascimento serĂ¡ o novo secretĂ¡rio de ComunicaĂ§Ă£o Social da Prefeitura de Curitiba, anunciou o prefeito Gustavo Fruet. Gladimir, 46 anos de idade e 25 de jornalismo Ă© unanimidade na praça como Ă³timo profissional. Domina todos os meios e todas as linguagens. RespeitadĂ­ssimo. Graduado em ComunicaĂ§Ă£o Social (UFPR), especialista em Sistema de GestĂ£o Ambiental (PUC-PR) e mestre em Tecnologia e Meio Ambiente (UTFPR).
Foi tudo e mais um pouco no jornalismo.RepĂ³rter, pauteiro, editor, colunista, apresentador e diretor em vĂ¡rios veĂ­culos de Curitiba: entre outros, rĂ¡dios IndependĂªncia, CBN, 96 Rock; TVs Band, RPC, OM/CNT e Iguaçu. Foi professor de Radiojornalismo e Jornalismo Ambiental na Unibrasil e na Universidade Tuiuti.
Em 2009 assumiu a assessoria de comunicaĂ§Ă£o do Tribunal Regional do Trabalho do ParanĂ¡ e desde 2011 estĂ¡ no Conselho Nacional de Justiça, em BrasĂ­lia. (FĂ¡bio Campana)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles