quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mobilização em Mato Grosso contesta Lei do Pantanal

Cientistas e integrantes de mais de 50 movimentos sociais entregaram ontem uma representação ao Ministério Público Estadual em Cuiabá (MT) contestando a constitucionalidade da lei estadual n.º 8830, de 2008, que versa sobre a gestão dos recursos da Bacia do Alto Paraguai.

O ato é parte de uma estratégia para impedir o avanço do projeto de lei 750/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT). Segundo pesquisadores, o projeto de Maggi é “a lei estadual piorada”. Entre os pontos polêmicos da proposta do senador está a suspensão, por cinco anos, da pesca profissional nessa região.

“A lei estadual peca porque omite totalmente essas populações que vivem na região. O projeto de lei de Maggi não omite, mas coloca em risco a atividade principal de várias comunidades tradicionais pantaneiras”, diz a ecóloga Solange Ikeda, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Maggi afirma que está tentando combater a diminuição dos estoques pesqueiros e proteger a fauna e flora daquela região.

“Sei o que todo pescador sabe. Há 20 anos eu ia ao Pantanal pescar e tinha uma quantidade de peixes enorme à disposição. A população foi diminuindo e o tamanho, também. A intenção é chamar as universidades, os pesquisadores e chegar a um consenso do que pode ser feito”, disse.

A professora Solange chama a atenção dos parâmetros para o estabelecimento de áreas de preservação permanente (APPs) ao longo de rios. “A lei estadual, que consideramos inconstitucional, reza que o estabelecimento das APPs em margens de rio deve observar o nível mais alto durante a seca. O projeto de lei do Maggi diz que deve ser o mais baixo durante a seca”, diz.

“A Comissão de Constituição e Justiça do Senado julgará a constitucionalidade do projeto. Ele é uma proposta inicial, que será emendada por parlamentares até a votação em plenário”, rebate o senador.

Para o coordenador do Fórum de Luta das Entidades de Cáceres, Isidoro Salomão, Maggi agiu sem ouvir a comunidade. “Nasci na beira do rio e tenho 49 anos. Acho que os pantaneiros têm de ser consultados. Proibir a pesca é acabar com a cultura pantaneira.” (AE)


Índios denunciam agressões na área da usina de Teles Pires

Indígenas caiabis, apiacás e mundurucus sofreram ameaças após a paralisação das obras da hidrelétrica de Teles Pires I, na região de Alta Floresta (812 km de Cuiabá) por determinação da Justiça Federal, segundo a advogada indigenista Jamilye Salles.

Os índios vivem na área de impacto da usina e denunciam ter sido agredidos verbalmente no fim de semana por trabalhadores da obra. Eles dizem que tiveram motores dos seus barcos roubados, segundo a advogada. O Ministério Público Federal instruiu os indígenas não circularem sozinhos na cidade e a evitarem confrontos. "A maioria já voltou para as aldeias, mas estamos pedindo que tenham cuidado", disse a procuradora Jacira Monteiro de Assis Bulhões.

A Companhia Hidrelétrica Tele Pires (CHTP), que detém a concessão do empreendimento, não comentou a denúncia dos índios. Ao ser notificada da liminar que parou a obra, a empresa divulgou nota na qual afirma que a decisão judicial coloca em risco o emprego de aproximadamente 2.300 trabalhadores, além de levar à suspensão de contratos com fornecedores de bens e serviços e à interrupção dos programas ambientais e sociais do Programa Básico Ambiental.

No sábado, índios divulgaram documento assinado por 58 líderes das três etnias, denunciando agressões e manifestando apoio à liminar que barrou a obra.

Licença. O Ministério Público Federal manifesta-se contra a destruição d as corredeiras de Sete Quedas do Teles Pires. "É uma área sagrada dos índios caiabis e um nascedouro de peixes que alimentam a população indígena", diz o procurador Felício Pontes.

A juíza federal de Mato Grosso, Célia Regina, que concedeu a liminar, afirma que a licença de instalação não atende às normas legais de licenciamento ambiental. Segundo ela, o Ibama emitiu a licença sem ouvir os povos indígenas afetados, o que descumpre obrigação do País de aplicar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre povos indígenas e tribais. (AE)

Rene Pereira da Costa é o novo secretário de Relações com a Comunidade

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Maringá, Rene Pereira da Costa, é o novo secretário de Estado de Relações com a Comunidade. A informação foi divulgada pelo ex-titular da pasta, Wilson Quinteiro (PSB), em entrevista à Gazeta do Povo nesta quinta-feira (5). A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu nesta manhã.

O nome de Costa foi uma indicação de Quinteiro, que deixou a pasta para se dedicar à campanha eleitoral. Ele é pré-candidato à Prefeitura de Maringá, no Noroeste do Paraná. Segundo o ex-secretário, Costa está cuidando da aposentadoria da magistratura e deve assumir efetivamente a pasta na próxima semana.

Costa ocupou o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Justiça no governo de José Richa, pai do atual governador. Também atuou nos governos de Jaime Canet Junior, Ney Braga e José Hosken de Novaes.

Na área da magistratura, Costa foi juiz de Direito nas Comarcas de Mamborê, Joaquim Távora, Capanema, Guarapuava e Maringá. Neste último município, além de exercer o cargo de Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude desde 1993, acumulou, por dois anos, a função de Juiz do Fórum. Costa também é docente na Escola de Magistratura de Maringá.

O magistrado é natural de Jacarezinho, região norte do estado, e completa 68 anos em 2012. Formado em Direito e Pedagogia, também tem especialização pela Escola Superior da Magistratura do Paraná.

Disputa pela prefeitura de Maringá

Quinteiro já tentou ser prefeito de Maringá em duas ocasiões. Em 2004, ficou em quinto lugar, com 10 mil votos. Em 2008 conquistou a preferência de 14,4 mil eleitores (7% dos votos válidos), ocupando a terceira posição, atrás de Silvio Barros (PP) e Enio Verri (PT).

Nas eleições de 2010 tentou uma das vagas para a Assembleia Legislativa, mas ficou como suplente em sua coligação. Naquele ano, ele somou 43,7 mil votos, o que corresponde a 0,76% dos votos válidos. (GP)

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) sofreu acidente de moto, mas passa bem

O deputado estadual licenciado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) sofreu um acidente de moto na manhã desta quinta-feira (05). O parlamentar saía de casa com destino ao município de Quatiguá, para uma reunião com líderes da região quando um carro ultrapassou a preferencial e bateu na motocicleta de Romanelli.

O motorista do automóvel fugiu sem prestar socorro ao deputado. Romanelli foi encaminhado ao Hospital Vita com ferimentos leves, mas já recebeu alta. De acordo com o Chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Elcio Couto, o deputado já está em casa e passa bem. (Banda B)

Caixa lançará pacote de redução de juros do crédito

A Caixa Econômica Federal anuncia na próxima segunda-feira, às 11h, o pacote com a redução dos juros nos empréstimos para o consumo. Em ação semelhante à feita pelo Banco do Brasil, a instituição federal anunciará o chamado programa "Caixa Melhor Crédito" que terá a redução do custo de várias operações como cartão de crédito, cheque especial e financiamento de veículos.

No domingo à noite, o banco convidará clientes e não clientes a conhecerem, na segunda-feira, as novas taxas de juros oferecidas pela casa. Em comercial com a atriz Camila Pitanga, a Caixa apresentará institucionalmente o novo programa de crédito no intervalo comercial do programa Fantástico da TV Globo, um dos horários mais caros da TV brasileira.O anúncio será feito em São Paulo pelo presidente do banco, Jorge Hereda, acompanhado por vários executivos da instituição. Uma fonte afirma que a direção apresentará algumas taxas ainda mais competitivas que as apresentadas ontem pelo BB.

A inserção comercial da Caixa terá 30 segundos e não apresentará as taxas, será apenas uma apresentação e convite para que os consumidores conheçam os novos juros. Com tempo maior, o BB também anunciará no mesmo programa de TV. Em dois minutos, a casa apresentará o novo slogan do banco "BB, Bom pra todos" e alguns dos novos juros que a instituição adotará na próxima semana.

Feriado de Páscoa: Frente fria deve trazer chuva

Uma frente fria que se aproxima do Paraná deve resultar em chuvas entre a noite de quinta-feira (5) e toda a sexta-feira. A região leste do estado deve ser a mais afetada, principalmente Curitiba e o Litoral.

No sábado, a previsão é de pancadas leves em pontos isolados do estado. Para o domingo, a previsão em Curitiba é de pancadas leves na parte da tarde, com mínima de 14ºC e máxima de 25ºC. Já no Litoral, os termômetros devem oscilar entre 20ºC e 28ºC. Há possibilidade de chuvas leves em todo o estado na parte da tarde. (GP)

Páscoa e teologia da libertação

Ouço muitas pessoas falar bem e outras não muito bem da teologia da libertação.

Não sou dono da verdade, mas a partir da minha experiência posso afirmar categoricamente que a teologia é libertadora ou não é teologia. Jesus se fez humano para libertar a humanidade de todo jugo. Negar a teologia da libertação é negar Jesus Cristo, seu evangelho, sua missão: “Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E sua fama divulgou-se por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.

Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do Profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano da graça do Senhor”.(Lc 4,14-19).

Eis aí o fundamento da verdadeira teologia da libertação.

Os verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus não têm que se questionar, na missão, se estão ou não agradando aos homens, e sim a Deus (cf. Gl 1,10).

“Deus nos achou dignos de confiar-nos o Evangelho, e assim o pregamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que sonda os nossos corações”. (1Tes 2,4).

Evangelizar significa fazer e ensinar tudo o que Jesus fez e ensinou, pondo nEle nossa confiança.

O cristianismo, como bem disse Dom Oscar Romero, não é um conjunto de verdades para serem aceitas, ou de leis para serem cumpridas. O cristianismo, antes de tudo, é uma Pessoa, é Jesus Cristo, que nos ama e quer nosso amor que deve se concretizar no serviço a todas as pessoas, mas especialmente aos pobres, sofredores e excluídos (Mt 25,31ss).

O tema do V CELAM é: “Discípulos e missionários de Jesus, para que nEle todos os povos tenham vida”.

O Papa Bento XVI foi muito feliz ao escolher o tema, pois Jesus disse: “Eu vim para que todos tenham vida”. (Jo 10,10).

Na América Latina, no Caribe e em tantos outros países uma multidão vive à margem da vida que Deus quer para todos e não somente para alguns privilegiados.

Assim, é mais do que lógico que a Conferência de Aparecida será fiel a Jesus Cristo libertador, assumindo ainda mais o compromisso de estar a serviço dos preferidos de Deus, os pobres, que clamam por vida com dignidade. A opção preferencial pelos pobres é característica essencial da nossa Igreja, especialmente das conferências episcopais da América Latina e do Caribe. Quem terá a coragem de entristecer o Espírito de Deus desvirtuando o que torna nobre a nossa Igreja?

Evidente que ninguém quer massacrar os ricos, mas sim as estruturas pecaminosas que geram alguns privilegiados à custa do sofrimento e do sangue de uma maioria empobrecida que faz crescer o capital no mundo, acumulado nas mãos de poucos. Não estaremos nunca do lado da pobreza, mas dos pobres para com eles, e na certeza de que o Senhor está conosco, buscarmos fazer a Sua Santa Vontade: Vida para todos os povos e não somente para algumas pessoas.

Se ressuscitamos com Cristo somos novas criaturas, desapegados de toda idolatria do ter, do poder e do prazer, fonte de morte.

Ressuscitados com Cristo, nossa missão é comprometer-nos com Ele à serviço da vida , construindo uma sociedade justa e igualitária, sem excluir ninguém.

Esta missão é urgente. Não corramos o risco de ouvir do Senhor: “Corríeis bem. Quem pois vos cortou os passos para não obedecerdes à Verdade?”(Gl 5,7).

Assumamos com coragem a missão para que “naquele dia” possamos ouvir: “Vinde, benditos do meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo” (Mt 25,34).

Evidente que a missão de lutar para que em Cristo todos os povos tenham vida vai além das doutrinas e leis, vai além da distribuição de migalhas ou bolsas... Consiste em romper definitivamente com a desigualdade geradora de morte e com as correntes das injustiças.

A razão fundamental que nos move a esta missão provem da fé na Pessoa de Jesus que venceu o mundo (Jo 16,33).

Dom Luiz Carlos Eccel - Bispo de Caçador (SC)


Motoristas encontram movimento alto nas estradas na tarde desta quinta-feira

O fluxo de veículos nas estradas paranaenses começou a se intensificar na tarde desta quinta-feira (5), véspera do feriado da Paixão de Cristo. Os maiores fluxos de movimento devem ser registrados em direção ao interior do estado e ao Litoral, tanto do Paraná quando de Santa Catarina. Confira o que abre e fecha no feriado

Calcule o custo das viagens nas estradas paranaenses Por volta das 16h30, o fluxo já era alto para quem seguia em direção às praias do Paraná pela BR-277, com aproximadamente 1,1 mil carros por hora passando pela rodovia. O movimento em dias normais é de 500 carros por hora. A previsão é de que o movimento neste feriado seja 40% acima do registrado em dias comuns.

Acompanhe a cobertura em tempo real do movimento nas estradas do Paraná

De acordo com a concessionária Ecovia, os motoristas devem evitar os horários de pico: das 17h às 22h desta quinta, e das 9h às 13h desta sexta-feira (6). Já para o retorno, no domingo (8), o tráfego deve ser intenso das 11h às 21h, com picos de até 2,5 mil carros/hora.

Na BR-376, em direção a Santa Catarina, o volume de veículos deve aumentar em 35%. O fluxo deve ser intenso nesta quinta até às 21h, com aproximadamente 40 mil veículos nos dois sentidos. O maior movimento, no entanto, deve ser registrado nesta sexta, a partir das 7h, até às 13h. A estimativa é de que passem pela rodovia 51 mil veículos, mais de 20 mil a mais do que o registrado em dias normais (a média é de 30 mil carros nos dois sentidos).

No domingo, segundo informações são da concessionária Auto Pista Litoral Sul, o retorno à Curitiba deve ter tráfego intenso durante boa parte do dia, entre 10h e 21h.

Nesta quinta-feira, um ônibus de turismo pegou fogo na BR-376, por volta das 6h30, e interditou as duas faixas desse sentido no início da manhã. O tráfego na rodovia já havia sido liberado por volta das 8h10.

Interior do PR e São Paulo

De acordo com a concessionária CCR RodoNorte, mais de 45 mil veículos deverão trafegar pela BR-277 nesta quinta. Estima-se que sejam 29 mil veículos no sentido Ponta Grossa e 16,5 mil veículos em direção a Curitiba. O valor é 95% maior se comparado aos dias normais. Na sexta-feira o movimento deve seguir elevado.

Para o retorno, no domingo, o fluxo deve ser 105% acima do normal, com 31 mil veículos no sentido Curitiba. O horário de pico será entre as 16h e as 18h, com mais de 2,5 mil carros/hora. Há possibilidade de engarrafamento na região de Campo Largo, devido à presença de redutores de velocidade e semáforos na rodovia.

No trecho entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, a concessionária Ecocataratas informou que aproximadamente 211 mil veículos vão circular nos dois sentidos da rodovia. O aumento é de 25% se comparado aos dias normais e a previsão é de que na sexta-feira e no domingo o movimento seja mais intenso.

O trajeto em direção a São Paulo não deverá ser tão movimentado. De acordo com a concessionária Auto Pista Régis Bittencourt, o fluxo deve ser 25% acima do normal, com picos na tarde de quinta e na manhã de sexta no sentido São Paulo-Curitiba.

Santa Catarina

O volume de veículos em direção a Santa Catarina, pela BR-116, também deverá ser alto. A concessionária Auto Pista Planalto Sul informou que deve haver um aumento de até 40%, passando de 31 mil para 43 mil carros durante o feriado. A expectativa é que haja movimento intenso a partir das 17h de quinta e na sexta-feira pela manhã. (GP)

Brasília afunda na lama de Cachoeira!

Considerado o dedo mais perigoso do Planalto Central

Claudio Schamis


Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, é o cara! Tenho até medo dele. Não é à toa que tem um Ramos no nome. Ele é todo ramificado com o alto poder. E também não deve ser à toa que no apelido tem uma cachoeira. Não para de sair dinheiro do bolso dele. É grana pra pagar um táxi aéreo, é grana para ajudar a quitar um apartamento. É grana para ajudar em campanha política. A lista de quem ele ajudou ou financiou não para de crescer. Tem senador, governador, deputado. Tem do DEM, PSDB, PT, PTB, PPS. É Infraero, Anvisa, Incra, Delta Construções. Tem de tudo um pouco. E cada qual com uma participação direta ou indireta de Cachoeira ou para Cachoeira.

Poderoso esse Carlinhos. Será que se ele se eleger ele entra? Currículo, conhecimento e dinheiro ele tem. E se entrasse não ia deixar muito a desejar a muito político que já está no Senado, no Congresso, na Câmara. Pelo menos não iam nunca poder considerá-lo “a ovelha negra de Brasília”.

Cachoeira Clube!

De tão poderoso, Carlinhos formou até um clube. Só para gente VIP. Ex-DEM e agora sem partido, Demóstenes Torres era um dos membros, que tinham um celular Nextel, habilitado nos Estados Unidos, para poder manter conversas secretas entre eles. Todos eles. É o “clube Nextel”.

Será que a propaganda da Nextel é hoje encarada como pura coincidência?

Sei que essa ainda não passou, mas dá para imaginar a cena: Carlinhos andando pelos corredores do Congresso dizendo: “Vim de uma família pobre. Quase não estudei. Tive várias profissões. Lutei. Chorei. Desisti. Insisti. Duvidei. Fui flanelinha. Fiz malabares nos sinais de trânsito. Fui apontador do jogo do bicho. Fui promovido. Me encontrei. Virei bicheiro e contraventor. Essa vida já me deu muito. Hoje tenho muitos amigos. Essa é a minha vida. Esse é o meu mundo. Esse é o meu clube. A Nextel é a maneira mais fácil de falar comigo sem que ninguém saiba. É rápido. É fácil. É ilimitado. E eu ainda pago a conta”.

(Des)construtora Cachoeira (DEM)ilitada!

A ramificação de negócios é tão grande que Carlinhos conseguiu derrubar a torre de Demóstenes

Torres e deixá-lo à deriva. Sem rumo e sem teto. Praticamente sem ninguém.

Então, Demóstenes, como quase sempre acontece com políticos iguais a ele, tratou de pular fora antes que o estrago fosse maior, se é que isso é ainda possível. Ele se desfiliou do DEM. O engraçado é que ele foi pedir ajuda justamente para Renan Calheiros e sua gangue, quero dizer, sua turma. Justamente quem ele ontem apedrejava e queria ver do outro lado de Brasília.

Já que Demóstenes se livrou do processo, será que ele vai seguir o caminho de Kassab e fundar um partido só para ele? Se não for isso, o que será dele?

Se bem que ele deve ter feito um pezão de meia, né? Dizem por aí que Carlinhos teria colocado uns R$ 3 milhões na campanha do senador. Será que não sobrou nada que o fez pedir R$ 3 mil para pagar um taxi aéreo?

Pô Carlinhos, assim você me decepciona. Como você não tem um jatinho só seu? Ou foi você quem não quis misturar as coisas? Mas vocês não são amigos? Você deu até presente de casamento! Ah, eu também casei, tá?

Psicólogos e Associados Cachoeira!

Então com toda essa história abriu-se uma discussão que poderá ser levada aos divãs de Brasília.

Seria Demóstenes uma pessoa com comportamento bipolar?

Amigos do senador vêm, em sua defesa, alegando que ele sempre foi meio estranho. Isso se confirmaria no fato dele ter sido o relator do projeto da Lei da Ficha Limpa e ter logo depois feito tudo para manchar a sua própria ficha.

Será que Freud explica?

Associação dos Amigos de Cachoeira!

O amor é lindo. E uma amizade assim não tem preço. Ou será que tem? O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, diz que não vai negar a amizade só porque o cara (no caso Carlinhos) foi preso. Não é fofo isso?

E pelo visto os outros deputados goianos, que tiveram seus nomes envolvidos, também vão pelo mesmo caminho e não vão abandonar o amigo nessa hora tão difícil para eles. Deve ser tudo cabra macho.

Vai que…

Associação dos Inimigos de Cachoeira!

E como a moeda que tem dois lados, essa história tinha que ter também. Por isso temos DEM e PT pressionando para que seja aberta uma CPI. Mais uma entre muitas.

Por um lado é bom. Muito bom. Por outro lado é muito bom também. Resta saber quem iria presidir essa nova CPI se aberta.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado. (ON)


José Dirceu fala do racismo no Brasil e não descarta presidência no futuro


*ALBERTO CASTRO

José Dirceu reconhece o racismo como um assunto sério existente no Brasil e que deve ser encarado e discutido com toda a seriedade e frontalidade pela sociedade brasileira.
Para ele, o próprio PT é um partido branco, apesar de contar com alguns deputados e senadores negros e da sua ligação histórica aos movimentos sociais negros no Brasil.
O ex-ministro do governo Lula assim se posicionou quando questionado para opinar sobre a desigualdade racial no Brasil, num evento realizado na passada quarta-feira em que foi convidado pelo King's Brazil Institute, King's College, Universidade de Londres, para falar sobre a actualidade política brasileira.

Dirceu apontou a integração regional e a aproximação com a Africa como as grandes conquistas da política externa brasileira durante o governo Lula, frisando que o Brasil não se pode desenvolver sem que os os vizinhos também se desenvolvam.

Reconhecendo a segurança pública e a saúde como sendo as áreas no topo das preocupações dos brasileiros, o ex-ministro assume, no entanto, a educação, a inovação tecnologica e a proteção do meio ambiente, sem fundamentalismos, como sendo os grandes desafios do Brasil nos anos vindouros.

No que toca ao PT, ele disse que este não deve ignorar as novas dinâmicas de mudança que o país vem vivendo, principalmente no âmbito geracional, onde se torna necessário prestar mais atenção a juventude e ao rejuvenescimento do partido.

Questionado sobre os efeitos do caso "mensalão" na sua carreira política e sobre se pensa, no futuro, candidatar-se a presidência da república, José Dirceu disse que de momento pensa apenas em provar a sua inocência no referido caso.

Inconclusivo quanto a segunda parte da questão, o destacado petista deixou antever que aquela é uma hipotese não totalmente descartada, dependendo das circunstâncias.

*ALBERTO CASTRO é Jornalista freelancer e correspondente internacional do Zwela Angola. Ele também publica no Afropress.

Ala pró-Fruet do PT critica "violência" dos favoráveis à candidatura própria, mas são acusados pelos outros de compra de votos

Militantes do PT que apoiam a aliança com o candidato a prefeito Gustavo Fruet (PDT) para as eleições municipais divulgaram uma nota de repúdio nesta quarta-feira (04). Na mensagem, os membros do partido criticaram a "forma destrutiva" com que o grupo petista favorável à candidatura própria vem se posicionando na imprensa.

A nota reforça o racha que vive o PT às vésperas da decisão final sobre o rumo que deve tomar nas eleições. De um lado, a ala majoritária, comandada pelos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann já declarou apoio irrestrito ao pedetista. Do outro, os deputados Dr. Rosinha e Tadeu Veneri defendem que o PT lance candidato da legenda na disputa pela prefeitura.

Na nota, os membros pró-Fruet afirmam que a postura dos que defendem candidatura própria favorece aos que que querem atacar o PT. "Também queremos e sonhamos muito com a candidatura própria à prefeitura de Curitiba, mas sabemos que, hoje, isso não é possível e que o mais viável é somarmos forças com os partidos aliados e comprometidos com as políticas e ações programáticas do governo federal", trouxe o comunicado.

Clique aqui para ler a nota completa.

Hora de decisão

No próximo dia 15, os cerca de 5,5 mil militantes começam a definir os rumos do partido para as eleições. Nesta etapa, serão eleitos os 300 delegados que se reúnem nos dias 27 e 28 de abril para decidir se o PT apoia a candidatura do pedetista Gustavo Fruet ou lança um nome do partido. (Banda B)


Suspeitas de compra de votos por parte da ala do PT favorável ao apoio do partido à candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba abriram ontem uma grave crise na legenda.

O apoio a Fruet é defendido pela corrente “Construindo um Novo Brasil”, antigo Campo Majoritário, que reúne os principais caciques do PT paranaense, entre eles a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Eles alegam que o partido não teria nomes competitivos para disputar a eleição, ao contrário do ex-deputado do PDT, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

No campo oposto estão o deputado federal Dr Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri, que disputam a indicação de candidato próprio do PT a prefeito, e criticam a aproximação do partido com Fruet, apontando que ele sempre foi um crítico da legenda e dos governos petistas. O grupo vem explorando o fato de que o ex-deputado tucano foi um dos principais nomes da oposição ao governo Lula na Câmara Federal, tendo inclusive papel de destaque na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o escândalo do mensalão.

No último final de semana, as duas alas adversárias mediram forças no registro das chapas para o encontro municipal, marcado para os próximos dias 27 e 28. O grupo majoritário de Paulo Bernardo e Gleisi reuniu 1.283 filiados, enquanto a ala de Rosinha e Veneri, defensores da candidatura própria, conquistou o apoio de 684 militantes. Os filiados vão votar, no dia 15, a indicação dos 300 delegados que decidirão, no final do mês, entre as duas teses.

Pelas regras da disputa, só poderiam votar militantes que estivessem em dia com as contribuições partidárias. Segundo fontes da legenda, porém, muitos filiados que estavam em dívida com o partido teriam sido registrados mesmo assim. Além disso, o grupo favorável à aliança teria bancado o pagamento dessas contribuições para garantir mais votos.

Para Veneri, a reação da ala majoritária seria um sintoma do temor da derrota na disputa interna. “A possibilidade que temos de ganhar é muito grande. “Quem estava muito seguro agora começa a arrumar desculpas”, avaliou.
Segundo o deputado, os defensores do apoio a Fruet subestimaram a resistência da base do PT à aproximação com o ex-tucano. “O Fruet passou a maior parte de sua vida pública construindo uma relação de oposição ao PT e a tudo que o PT representa. Não dá para passar uma borracha em cima disso de uma hora para outra”, considera. (Bem Paraná)


Eleições 2012: Agentes públicos devem se desincompatibilizar até dia 7

Daniel Oliveira, presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral
Os agentes públicos que desejam se candidatar a algum cargo político devem ficar atentos ao prazo de desincompatibilização estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral e membro da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), advogado Daniel Oliveira, explica que até o próximo sábado, 7 de abril, todos os candidatos a vereador caracterizados como agentes públicos devem se desincompatibilizar.

"A desincompatibilização ocorre através do afastamento do cargo exercido pelo candidato, evitando assim que ocorra a inelegibilidade em função do cargo do interessado com a sua candidatura. Esse afastamento pode ser definitivo ou não, de acordo com tabela fornecida pelo TSE", afirma Daniel Oliveira, especialista em direito eleitoral.

O prazo de desincompatibilização que termina dia 7 de abril é voltado para candidatos a vereador que estejam nos seguintes cargos: secretário municipal; dirigente de qualquer autarquia, fundação ou empresa pública ou sindical; chefe de Gabinete; defensor público; autoridade policial, militar e civil; delegado; funcionários do Fisco; interventor federal; magistrado; membro do Ministério Público e Tribunal de Contas; ministro do Estado; presidentes de Associações Municipais; reitor de Universidade; superintendentes e vice-presidentes de associações municipais.


PRAZOS PARA DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

- Servidor Público Estatutário ou não, da Administração direta ou indireta, inclusive das Fundações mantidas pelo Poder Público - devem afastar-se três meses antes do pleito, ou seja, dia 07 de julho de 2012, com percepção dos vencimentos integrais;

- Comissionados - devem ser exonerados três meses antes das eleições, ou seja, dia 07 de julho de 2012, sem direito a remuneração;

- Secretário Municipal para candidatar-se a prefeito ou vice-prefeito - precisa desincompatibilizar-se até quatro meses antes do pleito, ou seja, dia 07 de junho de 2012. Para vereador, o prazo é seis meses, ou seja, dia 07 de abril de 2012;

- Dirigentes de Autarquias, Fundações ou Empresas Públicas - deve desincompatibilizar-se até quatro meses antes do pleito, ou seja, dia 07 de junho de 2012, se quiserem candidatar-se a prefeito ou vice. Para vereador, o prazo é de seis meses, ou seja, dia 07 de abril de 2012;

- Dirigente Sindical - para candidatar-se a vereador, deverá desincompatibilizar-se seis meses antes do pleito, ou seja, dia 07 de abril de 2012. Para candidatar-se a prefeito o prazo é de quatro meses - dia 07 de junho de 2012;

- Dirigente de Conselho Municipal Comunitário, Associação de Moradores e Recreativas, Dirigentes Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirigente de Fundações ligadas a Partido Político e Presidente de Partido Político, não precisam se afastar para concorrer a nenhum cargo eletivo;

- Diretor de Escola/Professor - há necessidade de desincompatibilizar-se três meses antes do pleito – dia 07 de julho de 2012, com percepção dos vencimentos integrais;

- Vice-Prefeito - não precisa afastar para se candidatar a prefeito ou a vereador;

- Deputado - no exercício do seu mandato, não há necessidade de desincompatibilização para se candidatar a prefeito;

- Vereador - não precisa se afastar do Legislativo para a reeleição nem para candidatar-se a prefeito ou vice:

- Assessor Parlamentar, tanto Federal quanto Estadual - precisa se afastar do cargo três meses antes do pleito - dia 07 de julho de 2012.

Richa assume o Codesul com críticas à União

Com um discurso crítico à concentração de recursos em Brasília, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assumiu ontem a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O conselho, cuja presidência se alterna anualmente entre os governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, era presidido pelo gaúcho Tarso Genro (PT). Neste ano, era a vez do governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), assumir o grupo, mas ele abdicou por motivos pessoais.

Em seu discurso de posse, Richa afirmou que os recursos federais demoram a chegar aos estados do Sul e não vêm na proporção devida. Ele criticou também a União por compartilhar responsabilidades com os estados, mas sem a devida alocação de verbas.

“Temos sentido movimentos em várias partes do país por parte dos governadores, que não suportam mais a alta carga de atribuições. A contrapartida financeira não acompanha essas novas atribuições”, disse, em entrevista coletiva após a cerimônia.

Richa evitou, entretanto, dirigir críticas diretas ao governo federal. Richa ressaltou que essa é uma questão estrutural de mais de 30 anos e, inclusive, elogiou a presidente Dilma Rousseff (PT), dizendo que ela mantém um “diálogo franco” com os estados.

O discurso foi corroborado por Tarso, que foi ministro da Educação (entre 2004 e 2005) e da Justiça (de 2007 a 2010) no governo Lula. “Brasília está passando hoje por um processo de reorganização do pacto federativo. Essa reorganização não tem que desconcentrar o poder da União, mas alocar recursos compatíveis com as responsabilidades que os estados estão assumindo”,afirmou.

Ferrovias

Além da dar posse ao novo presidente, os governadores se reuniram também para discutir a construção da ferrovia entre Cascavel (PR) e Maracaju (MS). André Puccinelli afirmou que o Codesul tem conversado com o governo federal para a liberação de verbas para a construção do ramal que liga Mato Grosso do Sul a Santa Catarina e ao Porto de Paranaguá.

Puccinelli disse estar esperançoso de que a obra saia nos próximos três anos. Questões relacionadas à Defesa Civil e à distribuição de gás natural também foram discutidas na reunião. (GP)

Volta Lula "paz e amor", volta para casa para acabar de se tratar ....




O PT lulista, como as adjacências, os que sobrevivem vendendo a governabilidade, enfim, a turma que hoje uiva "volta Lula", não estão felizes com o estilo Dilma de ser e de governar. Eles esquecem que para sobreviver no poder ela tem de ser coerente com o que estes mesmos ofertaram a sociedade quando está saiu candidata.

Quanto a governabilidade, que é vendida pelos que o Lula um dia denominou enquanto os "300 picaretas do Congresso" , hoje abalada pelo fato da Dilma, a fórceps, já que agiu depois das denúncias da mídia sobre os crimes cometidos por aliados antes encastelados nos Ministérios, ela está abalada. Tanto que algumas proposições do governo só foram votadas após a sua viagem, o que foi um aviso da descontente "bancada governista".

Com ela o estilo "eu não sei de nada" não funcionaria. A imagem dela que foi vendida pelo Lula, o que "não sabia de nada",foi a da "super mulher que sabe tudo", e é isto que o povo espera da presidenta.

O marketing eleitoral tem seu preço, e o povo cobra as qualidades ofertadas do produto que foi vendido. Ou ela parte partia para acobertar os ministros não tão probos que em seu governo representavam os "300 picaretas" e ao mesmo tempo em que com mimos amaciava a mídia dizia "eu nã osei d e nada e assim corria o risco de acabar caindo junto com eles no descrédito popular ou fazia o que tinha de fazer e fez.

Diz o adágio popular que "quem tenta agradar a todos acaba desagradando a maioria" e como "a voz do povo é a voz de Deus" ....




PARA REFLETIR:

"Petistas ligados à facção Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária no Partido dos Trabalhadores, planejam lançar logo após as eleições municipais de outubro o movimento ‘Volta, Lula’, cujo objetivo é construir a candidatura do ex-presidente a um terceiro mandato. O movimento será lançado somente no final do ano para não atrapalhar as eleições municipais, nem o tratamento de Lula contra o câncer.

Entusiasta do movimento “Volta, Lula”, ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP) contou a novidade à cúpula do PMDB.

Articuladores acham que o movimento “Volta, Lula” deverá crescer muito, no rastro da insatisfação dos aliados com o governo Dilma.

A facção CNB, desgostosa com o jeito Dilma de governar, é liderada pelo ex-presidente Lula e seu ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

Alguém tinha dúvidas que Dilma teria apenas a tarefa de exercer um mandato-tampão até a volta de Lula?" (CH)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles