quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curió, major da repressão no Araguaia, é preso em Brasília


O oficial de reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia, foi preso nesta terça-feira em sua casa em Brasília durante uma operação de busca e apreensão a documentos da ditadura. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Distrito Federal, o major Curió guardava em casa armas sem o devido registro. Depois de prestar depoimento à Justiça Federal e à PF, Curió foi levado para o Batalhão de Polícia do Exército, uma vez que é militar.

Os agentes federais e o procurador da República Paulo Roberto Galvão foram à casa de Curió para tentar resgatar documentos do período da ditadura (1964-1985), em especial de sua atuação durante a Guerrilha do Araguaia, no início dos anos 70. Foram apreendidos documentos, um computador e armas que não tinha registro de porte.

O Ministério Público Federal vai submeter o computador à análise em busca de documentos que possam estar digitalizados. Entre os papéis encontrados pelo MPF, estão páginas de documentos antigos com o selo "confidencial". No entanto, o MPF não confirmou se os papeis podem ajudar na localização dos corpos dos guerrilheiros enterrados no Araguaia (TO) durante a ditadura.

Em entrevistas públicas e em depoimentos à Justiça, Curió já disse que o Exército teria executado 41 guerrilheiros no Araguaia. Ao jornal "O Estado de S. Paulo", em 2009, Curió abriu uma mala cheia de papeis em que anotava, supostamente, detalhes de diversas dessas mortes. Os 41 militantes de esquerda teriam sido mortos, segundo ele, fora do campo de combate, quando não ofereciam risco aos militares.

A intenção do MPF ao buscar os documentos é encontrar pistas de onde os corpos foram enterrados. O governo federal já fez buscas, orientadas pelo Exército, para localizar essas vítimas.

- Era o que precisava ser feito desde a sentença da Justiça Federal, em 2007- disse Crimeia de Almeida, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Segundo Crimeia, a busca e apreensão é resultado de uma ação movida por 22 familiares de 25 desaparecidos, entre eles, o marido de Crimeia, André Grabois, um dos líderes da guerrilha. A própria Crimeia participou do conflito no Araguaia.

A ação dos familiares da Guerrilha do Araguaia tramita na 1ª Vara Federal Criminal de Brasília. Até o final da tarde, nem o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou o TRF (Tribunal Regional Federal) haviam divulgado a entrada de algum recurso para a libertação de Curió. O GLOBO tentou entrar em contato com a família do militar de reserva, mas não a localizou. Um de seus antigos advogados, que ainda não foi acionado por Curió, aformou que o major reformado poderia ter armas sem registro em casa por sua condição de militar, o que não foi confirmado pelo Exército. (G1)

Estátua em Londres marca os 50 anos da ida de Gagárin ao espaço

Uma estátua do cosmonauta russo Yuri Gagárin será instalada em Londres por um ano a partir de julho para marcar os 50 anos de sua viagem pioneira ao espaço.

A obra, com 3,5 metros de altura, feita de zinco e alumínio, é um presente da Agência Espacial Russa ao Conselho Britânico --entidade que representa a Reino Unido culturalmente no exterior-- como parte de uma série de eventos que comemoram o feito de Gagárin.

Ela ficará exposta na avenida The Mall, perto do Arco do Almirantado e de Trafalgar Square, no centro de Londres.

BBC Brasil

Gagárin entrou para a história em 12 de abril de 1961, quando deu a volta à Terra em 108 minutos a bordo da cápsula Vostok
Gagárin entrou para a história em 12 de abril de 1961, quando deu a volta à Terra em 108 minutos a bordo da cápsula Vostok.

Logo depois, saiu em uma turnê mundial que incluiu a Reino Unido, onde se encontrou com o então primeiro-ministro, Harold McMillan.

CELEBRIDADE

Documentos confidenciais divulgados recentemente revelam que o governo britânico não sabia ao certo como lidar com a visita do russo.

O encontro teria sido arranjado às pressas, somente após os políticos se darem conta de que Gagárin era popular entre os britânicos.

Em entrevista à BBC, Andrea Rose, diretor de artes visuais do Conselho Britânico, disse: "Ele não era apenas o homem mais popular do mundo ao retornar do espaço para a Terra", explicou Rose. "Também era a única figura famosa que não era estrela de cinema nem rei ou rainha, era um ídolo de raízes populares."

Inicialmente, o Conselho Britânico havia tentado emprestar da Rússia uma escultura de Yuri Gagárin, mas a maioria das obras era grande demais para ser transportada por navio.

A única estátua com dimensões adequadas estava instalada na cidade de Lubertsy, nos arredores de Moscou, onde Gagárin estudou na adolescência.

A cidade, no entanto, não estava muito contente em embarcar o original para Londres, e cedeu moldes da estátua para que fosse feita uma réplica.

"A original foi feita em 1984 para celebrar o que teria sido o 50º aniversário de Gagárin", disse Rose.

O cosmonauta morreu em um acidente de avião aos 34 anos.

"Ela mostra Gagárin de maneira bem típica", explicou. "Ele está vestindo uma roupa espacial, sua profissão está evidente. Ele está em pé sobre um globo e a trajetória de sua órbita está em torno dele"

EXPOSIÇÃO E FILME

A obra será inaugurada em Londres no dia 14 de julho pela filha do cosmonauta, Elena Gagarina, diretora dos museus do Kremlin.

A cerimônia é parte de uma série de eventos culturais que marcam os 50 anos da missão Gagárin.

Entre eles, estão uma exposição sobre a vida de Gagárin e o início do programa espacial russo, na sede do Conselho Britânico.

A BBC também vai participar, exibindo o filme First Orbit (Primeira Órbita, em tradução literal), em 17 telões em diferentes pontos da Reino Unido.

Filmado na Estação Espacial Internacional e incluindo material de arquivo, o filme tenta recriar o que Yuri Gagárin teria visto ao orbitar a Terra meio século atrás. (BBC)

Bilionário lança submarino para descer ao fundo do oceano



Um submarino para descer às profundezas nunca vistas do oceano é a última iniciativa do bilionário britânico Richard Branson, presidente do grupo Virgin.

Construída de titânio e fibra de carbono, a embarcação é feita para suportar a pressão a mais de 8.600 metros de profundidade.

A cápsula transparente, capaz de levar apenas um tripulante, é feita de um único corte de quartzo, já que o vidro não resistiria à pressão do fundo do oceano.

Branson é o homem por trás da ideia de levar turistas para o espaço. Mas ele diz que criar um submarino como esse é mais difícil que construir uma nave espacial, por causa do ineditismo da iniciativa.

O submarino tem finalidade primordialmente científica. Terá câmeras para filmar o fundo do mar e pás para colher amostras marítimas.

O primeiro mergulho de teste pode ser realizado ainda neste ano. (BBC)

Instalado o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Curitiba


A Polícia Militar do Paraná instalou na noite de terça-feira (05) o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB) e deu posse ao primeiro comandante da unidade, o tenente-coronel Ricardo Silva. O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cezar, participou da solenidade acompanhado pelos comandantes da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, e do Corpo de Bombeiros, coronel Hércules Donadello.

“A orientação do governador Beto Richa é no sentido de colocar toda a capacidade de trabalho da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, das unidades que integram a estrutura da segurança pública em benefício, em favor da população do Estado”, afirmou o secretário. “A instalação deste grupamento, numa região tão importante de Curitiba, da Região Metropolitana, obedece a orientação do governador”, disse.

A unidade conta com 202 bombeiros militares, incluindo oficiais e praças, e será responsável pelo atendimento emergencial de pronto-socorrismo, combate a incêndios e salvamentos em 31 bairros da região norte da capital e 14 municípios da região metropolitana. “É uma unidade que vai materializar o trabalho do bombeiro militar numa região importante da cidade, vai agilizar o trabalho, trazer mais rapidez no atendimento. Enfim, é uma conquista importante”, disse o secretário.

O comandante-geral da PM esclarece que a reestruturação do Corpo de Bombeiros é fruto da Lei de Organização Básica, de setembro do ano passado, que criou unidades da corporação em diferentes regiões do Estado. A instalação se deve ao Decreto Nº 8529 de outubro de 2010. Agora o 7° Grupamento do Corpo de Bombeiros (bairro Cabral – Curitiba) divide os trabalhos de Curitiba e região metropolitana com o 6° Grupamento (em São José dos Pinhais) e o 1° Grupamento (no bairro Portão – Curitiba).

“Com esta divisão de competências, vamos ter mais atenção para 31 bairros de Curitiba e para 14 bairros da Região Metropolitana atendidos pelo 7° grupamento. As outras unidades também ficam desafogadas”, diz Scheremeta. “Essa reestruturação do Corpo de Bombeiros faz parte do anseio da população paranaense, e principalmente da Região Metropolitana, que agora pode contar com o grupamento de bombeiros que vai atendê-la mais especificamente”, afirmou.

O 7° GB será responsável pelas ações dos bombeiros nos municípios de Curitiba (31 bairros), Campina Grande do Sul, Adrianópolis, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul, Colombo, Quatro Barras, Doutor Ulisses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Balsa Nova. “Esta unidade foi criada para dar melhor atendimento à área norte de Curitiba e parte da região metropolitana, com mais agilidade e precisão”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Donadello.

“A reestruturação da Polícia Militar, que atendeu também o Corpo de Bombeiros, foi muito boa para todos nós que tivemos um crescimento de 100% das nossas atividades; e a criação do 7º GB representa um avanço de qualidade no serviço dos bombeiros, por isso estamos muito felizes com o tratamento que estamos recebendo”, ressalta Donadello.

CORONEL RICARDO – O comandante da unidade disse que sua meta é buscar índices de referência nos trabalhos que serão desempenhados pela nova unidade. “Para isso vamos aprimorar ainda mais o atendimento com as ambulâncias, com os caminhões, e todos os outros equipamentos, para que possamos prestar um serviço de qualidade e diferenciado para a população que abrangemos”, frisa.

Para Ricardo, a divisão de competências contribui para a melhoria dos trabalhos prestados em cada região. “Antes a comunidade curitibana era ‘guardada’, pelo 1º GB. Hoje a capital conta com dois grupamentos, o 1º (responsável pelas áreas central e sul) e o 7º (que cuida da ala norte de Curitiba e 14 municípios da RMC)”, destaca o comandante.

Ricardo lembrou que o Corpo de Bombeiros está se expandindo ainda mais. “Está previsto para 12 de abril a inauguração do quartel de Colombo, ampliando ainda mais o socorro público prestado pelo Corpo de Bombeiros na região metropolitana, diminuindo o tempo-resposta para que a gente possa cada vez mais aprimorar esse serviço”, enfatiza.

PARTICIPAÇÃO – Dentre as autoridades civis e militares, além de prefeitos e vereadores, estava o ex-comandante da PM e do Corpo de Bombeiros, o coronel da reserva Daniel Cezar Maingué. “Eu tive a honra de ser comandante do Corpo de Bombeiro da PMPR, e hoje fico feliz em ver a Polícia Militar crescendo cada vez mais e, especialmente, hoje, vendo o Corpo de Bombeiros com uma nova unidade. Tenho certeza que os integrantes desta unidade atenderão da melhor forma possível a população”, afirmou.

IAP interdita Caminho do Itupava para evitar riscos aos visitantes


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que o Caminho do Itupava – localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, região da Serra do Mar – será interditado a partir desta terça-feira (05) por um período de, no mínimo, 90 dias. A medida deve-se aos riscos que o local oferece aos turistas, após as fortes chuvas ocorridas no mês de março e que causaram a queda de árvores ao longo do caminho, interrompendo vários trechos do passeio.

“A interdição é temporária e se deve aos grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto.

Segundo ele, pelo menos 26 árvores estão caídas no trecho entre a Casa do Ipiranga e o término do trajeto. Em muitos pontos também ocorreram deslizamentos de terra, encobrindo as pedras e a trilha com lama e deixando o percurso escorregadio. Para garantir a segurança e a revitalização do local, o IAP vai contratar uma empresa especializada na retirada de árvores caídas e retirada de lama.

ITUPAVA – O Caminho é uma das 68 Unidades de Conservação do IAP. O trajeto que preserva um pouco da história da colonização paranaense é uma antiga trilha jesuíta de 22 quilômetros, construída em 1625 para ligar o interior ao Litoral do estado. Além das paisagens naturais, os visitantes podem contemplar as belezas construídas pelo homem, como o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado e a Casa do Ipiranga.

Bolsonaro é notificado pela Corregedoria da Câmara por declarações preconceituosas

Deputado está sendo investigado por declarações polêmicas ao programa CQC, da Bandeirantes.

A Corregedoria da Câmara notificou nesta quarta-feira (6) o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) de quatro representações feitas contra ele por suas declarações polêmicas em entrevista ao programa CQC da TV Bandeirantes.

Com a notificação, o deputado terá cinco dias para apresentar sua defesa. Existem ainda outros dois pedidos de investigação contra ele que não chegaram oficialmente à Corregedoria. Todas estas representações devem ser reunidas em um único processo.

O deputado Bolsonaro será alvo de uma investigação preliminar na Corregedoria por ter classificado como "promiscuidade" a possibilidade de seu filho se relacionar com uma mulher negra em resposta à apresentadora e cantora Preta Gil. Bolsonaro nega ser racista e afirma não ter entendido a pergunta da artista. Na mesma entrevista, o deputado fez também ataque a homossexuais e disse que torturaria seu filho se o pegasse fumando maconha. (Bonde)

Vice-presidente é investigado por suspeita de corrupção


O vice-presidente da República, Michel Temer, é alvo de inquérito Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com reportagem divulgada na edição desta terça-feira (5) da Folha de S.Paulo, ele é suspeito de participar de um suposto esquema de cobrança de propina por empresas detentoras de contratos no porto de Santos, na década de 90.

Segundo a publicação, a Polícia Federal em Santos instaurou um inquérito para investigar o esquema em 2006 e, o caso somente chegou ao STF em fevereiro deste ano, após cinco anos de investigação.

Temer está sendo investigado por crimes de corrupção ativa e passiva. Ao jornal Folha de S. Paulo, o vice-presidente negou que tenha recebido qualquer tipo de propina e apresentou cópia de um parecer do então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que determinou o arquivamento do processo administrativo sobre o caso em 2002 (antes do início da fase de inquérito). Por ser vice-presidente, Temer tem foro privilegiado. (Bonde)

União destina R$ 6,5 milhões para estudo de ampliação da Ferroeste

O edital com os termos da concorrência para a contratação da empresa que vai elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) dos novos ramais da Ferroeste foi publicado nesta quarta-feira (6) pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do Governo Federal, no Diário Oficial da União. O preço total máximo estabelecido para a execução do estudo do projeto (lote 2) é de R$ 6.524.274,33. Na última sexta-feira, a Valec já havia publicado o aviso de lançamento do edital.

O projeto contempla a adequação e implantação da ligação ferroviária de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, com extensão de 1.116 km. A concorrência (nº 006/2011) especifica o trecho Maracaju-Dourados-Cascavel, com 440 km; a adequação do trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava, com 248 km (linha já existente); e a adequação com mudança de traçado do trecho Guarapuava-Engenheiro Bley, na Lapa, com 242 km, além da adequação do trecho Engenheiro Bley-Paranaguá, com 186 km.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, a rapidez com que o edital foi publicado é animadora. “O cronograma que firmamos com o Governo Federal tem sido cumprido à risca”, disse. “Hoje existe vontade política para avançar com esse projeto.” Para o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, o Governo Federal mostra que está atento às necessidades de infraestrutura do Paraná, dos estados da região e do Mato Grosso do Sul.

Maurício Theodoro lembrou o esforço dos governadores Beto Richa e André Puccinelli (MS), que estiveram reunidos em Curitiba, em março, e depois com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para viabilizar o projeto. A implantação da ferrovia também conta com o apoio suprapartidário das bancadas de parlamentares dos dois Estados no Congresso Nacional, lembra o presidente da empresa. “Deputados e senadores estão trabalhando unidos para que o projeto seja iniciado o mais rápido possível”, afirmou.

PONTE REGIONAL - O edital também contempla a implantação a linha que compõe a Ferrovia Norte-Sul, no trecho de Panorama, em São Paulo, ao Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 km (lote 1). Segundo o edital da Valec, o preço total máximo estabelecido para a execução do estudo deste projeto (lote 1) é de R$ 8.349.654,46. Os recursos são do Orçamento Geral da União.

Estão previstos no edital estudos ambientais e de mercado, estudos de engenharia (para definição técnica do traçado) e operacionais, além de avaliação econômica e social. O contrato para a execução dos estudos será de oito meses, com possibilidade de prorrogação. O documento, datado de 5 de abril, está assinado pelo presidente da Comissão Permanente de Licitações, Cleilson Gadelha Queiroz.

O edital justifica o início dos estudos para a viabilização das obras tendo em vista que os projetos ferroviários incluídos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) cumprem o papel de “deslocar da modalidade rodoviária a função de ponte regional” entre Norte/Nordeste, Sul/Sudeste, Oeste/Centro/Leste do Brasil. De acordo com o documento, “as ferrovias constituirão uma opção modal que, para longas distâncias de transporte, oferecerá um custo de transporte que, estima-se, poderão reduzir a menos da metade os custos dos transportes hoje suportados para o comércio interregional”.

A Valec estima que as novas ferrovias trarão redução significativa do consumo de combustível e da emissão de poluentes, além de ajudar na diminuição do número de acidentes rodoviários. Segundo a empresa, haverá redução dos custos de transportes, aumentando a competitividade de empreendimentos localizados ao longo do traçado das ferrovias, proporcionando a descentralização de investimentos, catalisando a geração de novos empreendimentos e a consequente geração de empregos permanentes, sem contar os temporários, durante a execução do empreendimento.

Ações da Sanepar têm valorização de 43%, a segunda maior do País

As ações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tiveram uma valorização de 43, 63% no primeiro trimestre de 2011, no ranking da Bovespa. Foi a segunda maior taxa entre as empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa. A valorização reflete a confiança no governo do Estado e na nova gestão da companhia, segundo relatório da agência de classificação Moody’s.

Em fevereiro, a Sanepar viu melhorar sua avaliação de risco feita pela agência Moody’s. “As mudanças na equipe de gestão da Sanepar, realizadas após um novo governo ter tomado posse no estado do Paraná, contribuíram para a redução das apreensões da Moody’s”, afirmou o relatório, que alterou de “negativa” para “estável” sua avaliação da companhia. “Também esperamos ver melhoria na qualidade da governança corporativa e supervisão dos conselheiros”, completou a agência.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a confiança na empresa reforça o compromisso da nova diretoria com a reestruturação administrativa, a qualificação do quadro de pessoal e a atuação em novos mercados. “A empresa tem um sólido compromisso com a população do Paraná e também com seus acionistas”, disse.

A Sanepar atende 344 dos 399 municípios do Paraná e o município de Porto União, em Santa Catarina. São nove milhões de pessoas atendidas com água tratada, e outras 5,4 milhões de pessoas com o sistema de esgotamento sanitário.

Futuro — De acordo com o presidente da Sanepar, o crescimento da empresa nos próximos anos será sustentado em três frentes: qualificação permanente de seus empregados, trabalho integrado com secretarias e órgãos estaduais e busca de novos mercados.

“Vamos retomar e ampliar os programas de formação, treinamento, capacitação e qualificação de nossos colaboradores e preparar a empresa para o futuro”, explica Ghignone, em relação à política de pessoal. O trabalho integrado com as secretarias e órgãos do Estado também já começou. “Já iniciamos os contatos com as secretarias da Saúde, Educação e Agricultura, e com o IAP e o Instituto das Águas, para desenvolver projetos conjuntos e, assim, reduzir custos e ampliar resultados”.

Um dos novos mercados de que a empresa pretende participar é o da coleta e destinação de lixo dos municípios. A primeira concessão na área foi conquistada em 2002, em Cianorte, onde a Sanepar implantou uma solução regionalizada para a destinação de resíduos sólidos, que atende também aos municípios de Terra Boa e São Tomé. “Temos todas as condições de crescer também nesse mercado, numa atividade complementar aos serviços que já prestamos”, avalia Ghignone.

Osmar Dias é confirmado para a vice-presidência de Agronegócio do Banco do Brasil

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta quarta-feira a indicação do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR) para a vice-presidência de Agronegócio do Banco do Brasil.
O nome do ex-senador tem que ser aprovado pelo conselho de administração do banco.

Osmar Dias é filiado ao PDT e foi senador pelo Paraná. Substitui Luís Carlos Guedes Pinto, que deve ir para a diretoria de seguros agrícolas.

Mantega disse ainda que o restante da diretoria será mantido, incluindo o presidente do BB, Aldemir Bendine. (Folha.com)

Operação Dèjá vu II: Presos confirmam existência de esquema de desvio de verbas


As 16 pessoas que foram detidas na terça-feira (5), na Operação Dejavu II, da Polícia Federal (PF), confirmaram a existência de um esquema de desvio de verbas públicas em seus depoimentos, tomados no dia da prisão. A reportagem da Gazeta do Povo ainda apurou que, a pedido do delegado Fabiano Bordignon, que conduziu as investigações, foi solicitada a revogação da prisão temporária de nove pessoas, que devem ser liberadas ainda nesta quarta-feira (6). Elas podem voltar a ser presas caso interfiram nas investigações.

A Operação Dejavu II foi deflagrada na terça-feira com cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão e de 16 de prisão em quatro estados e no Distrito Federal. Doze pessoas foram presas no Paraná, sendo dez em Curitiba e duas em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. As outras prisões ocorreram em Brasília (1), Acre (2) e Cuiabá (1). A PF desarticulou um esquema de desvio de dinheiro público por meio de contratos com Oscips (Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público) envolvendo prefeituras e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Detidos

Entre os presos estão o libanês Robert Bedros Fernezlian, de 55 anos, e Lilian de Oliveira Lisboa – que seriam os responsáveis pelas duas Oscips (ONGs com título de interesse público) supostamente envolvidas nas irregularidades. As organizações investigadas são a Adesobras e a Ibidec – as duas com sede em Curitiba. Os dois permanecem detidos.

As Oscips teriam recebido cerca de R$ 100 milhões em contratos. Desses, a PF confirma que R$ 16 milhões teriam sido desviados, mas o rombo pode ser maior. Os contratos firmados com prefeituras, 13 só do Paraná, eram para realização de programas de execução de programas nas áreas da saúde, educação e segurança. A sede das duas Oscips e algumas prefeituras foram alvos de mandado de busca e apreensão. Até esta terça, a PF não tinha um balanço do que foi apreendido.


Denúncia

A investigação começou em 2009, quando o Ministério da Justiça encaminhou um memorando à PF em que relatava denúncia sobre malversação de recursos públicos por parte da Oscip Adesobras no contrato para implementação do Pronasci no Paraná. A PF descobriu que a Ibidec foi aberta em fevereiro de 2000 e era conduzida por Lilian, mas a Oscip teve problemas com a Justiça por conta de supostas irregularidades em contratos com prefeituras da Região Oeste do Paraná. Diante disso, surgiu a Adesobras em 2003, cujo diretor presidente era Fernezlian.

O delegado da PF Fabiano Bordignon explicou que foram encontrados vícios na contratação das Oscips. “Verificamos que as três empresas que participavam do processo licitatório eram de pessoas ligadas e próximas aos diretores das duas Oscips. Além disso, detectamos os mesmos erros de português nas três propostas, o que caracteriza que uma única pessoa foi a responsável pelas propostas”, disse o delegado.

Firmados os contratos, o dinheiro era repassado às prefeituras e pelo Ministério da Justiça para que os serviços fossem iniciados. A PF concluiu, no entanto, que, em vez de aplicar os recursos, o dinheiro foi usado para pagar despesas e salários aos diretores das Oscips. Foram pelo menos R$ 120 mil destinados anualmente para pagamento de salários dos diretores das organizações.

Entre os presos pela PF estão Aberson Carvalho de Souza, funcionário do Ministério da Justiça, e o ex-coordenador do Pronasci Francisco Narbal Alves Rodrigues. A PF diz que o filho e o suposto enteado de Rodrigues eram funcionários das Oscips e que também tiveram os salários pagos com recursos públicos.

No caso do contrato do Pronasci, a PF suspeita que as duas pessoas presas com ligação com o Ministério da Justiça podem ter repassado informações privilegiadas e agilizado prorrogações de contrato em favor das Oscips.

Notas frias e falsas

De acordo com a PF, para desviar o dinheiro dos contratos, os diretores das Oscips teriam criado empresas de consultorias para atestar os serviços supostamente prestados. A PF afirma ter provas de que esses serviços não foram realizados, apesar do repasse de recursos, e que essas empresas foram abertas em nome de parentes e pessoas próximas aos diretores das Oscips.

Outra forma de burlar a fiscalização seria a apresentação de notas frias e falsas dessas consultorias para justificar o recebimento do dinheiro público.

A Receita Federal informou ontem que vai cobrar das duas Oscips o dinheiro referente aos tributos fiscais que não foram abonados por conta da isenção prevista em lei. “Neste caso está claro que as Oscips não cumpriram a lei que rege essas organizações. Por conta disso, a Receita vai calcular e cobrar os tributos que deixaram de ser recolhidos por conta da isenção tributária”, disse o delegado da Receita em Curitiba Arthur Cezar Rocha Cazella.

O Pronasci foi criado pelo Ministério da Justiça para combater a criminalidade no Brasil. (GP)

Municípios do Litoral receberão R$ 25 milhões para recuperação emergencial

O Governo Federal vai repassar R$ 25 milhões para obras emergenciais de reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas dos dias 10 e 11 de março nos municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes e Paranaguá, no Litoral do Estado, conforme projeto apresentado pelo Governo do Paraná.

A confirmação do repasse foi dada ao governador Beto Richa pela presidente Dilma Rousseff. “O Governo do Paraná agiu prontamente, com toda sua estrutura, desde o primeiro instante, fazendo o atendimento emergencial e de prevenção. Estamos dando toda a atenção às famílias desabrigadas e apoiando os municípios para restabelecer a normalidade”, disse o governador.

O reforço financeiro do governo federal vai ajudar a acelerar o trabalho que o Estado já está fazendo, sob a coordenação técnica da Defesa Civil, para recuperar a infraestrutura dos municípios, principalmente para a construção de moradias. “Nosso objetivo é devolver o mais rapidamente possível a qualidade de vida e moradias dignas para as pessoas”, disse Richa, que esteve com a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, em Brasília, para discutir investimentos federais no Paraná.

No encontro o governador agradeceu pelo envio dos recursos e pela disposição dos ministros que receberam a ele e aos secretários estaduais no momento mais crítico para o atendimento às pessoas desabrigadas pela inundação no Litoral. “A ideia é trabalhar em conjunto com o governo federal e a presidente Dilma espera fazer grandes parcerias no nosso Estado”, disse.

Os R$ 25 milhões repassados por meio do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional da Defesa Civil deverão ser utilizados na reconstrução e recuperação de moradias, de estradas rurais, pontes e vias urbanas, reconstrução e recuperação de prédios públicos, recuperação da canalização de rios e córregos e na recuperação de rodovias estaduais, entre outras obras emergenciais.

O detalhamento do plano de trabalho da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística prevê o repasse em duas parcelas que somam R$ 9,341 milhões para o município de Antonina; R$ 8,883 milhões para Morretes; R$ 5,072 milhões para Paranaguá; e R$ 1,705 milhão para Guaratuba.

RECUPERAÇÃO DE ACESSOS — O Governo do Estado permanece com toda a estrutura possível trabalhando na reconstrução das áreas do Litoral onde foram mais graves os estragos provocados pelas inundações e deslizamentos de encostas de morros. Técnicos da Cohapar, Codapar, Copel, Departamento de Estradas de Rodagem, Defesa Civil, Águas do Paraná, Mineropar, Sanepar, Provopar, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, entre outros órgãos, seguem atendendo os moradores dos municípios.

“Nossa prioridade no momento é a abertura dos acessos aos locais mais isolados, para que as pessoas possam sair com segurança com seus veículos em caso de novas chuvas fortes. E também o desassoreamento, para aumentar a vazão da água de rios como o Jacareí, na localidade de Floresta, em Antonina”, explica o chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, major Antônio Hiller.

A Defesa Civil também está contratando uma consultoria técnica, que começa a trabalhar nesta quarta-feira (6), para realizar um levantamento complementar ao trabalho dos geólogos da Mineropar. O propósito é avaliar as condições de segurança para as pessoas permanecerem nas áreas que foram mais afetadas e também para avaliar as possibilidades de recuperação das áreas de produção agrícola e criação de animais.

“Pode haver casos em que a relocação de famílias terá um custo menor do que a recuperação de áreas que ficaram cobertas de pedras, areia, troncos e outros materiais”, afirma Hiller.

Barco de refugiados afunda perto da Itália e 130 desaparecem

Mais de 130 pessoas estavam desaparecidas e ao menos 15 teriam morrido depois que um barco transportando refugiados eritreus e somalis naufragou ao sul da Sicília na manhã desta quarta-feira, 6, disseram autoridades da guarda costeira italiana.
Equipes de resgate socorreram 47 pessoas, incluindo mulheres e crianças, depois que o barco, que partiu da Líbia há dois dias, afundou por volta das 4 horas (horário local), cerca de 65 quilômetros ao sul da ilha de Lampedusa.

Quinze corpos foram vistos na água durante a manhã, disseram autoridades, mas ventos fortes e o mar turbulento dificultaram a operação das guardas costeiras e de um helicóptero da polícia.

Na segunda-feira, 4, a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que mais de 400 pessoas que fugiram da Líbia em dois barcos estavam desaparecidas.

O incidente mostra os perigos enfrentados por refugiados e migrantes desesperados que deixam a África em busca de trabalho e pagam cerca de mil euros (1.427 dólares) por um lugar em um barco de pesca superlotado.

Milhares já enfrentaram a perigosa viagem neste ano depois que a queda do regime da Tunísia e os combates na Líbia levaram à diminuição dos controles nas fronteiras que antes barravam a entrada à Europa. (Reuters)


CONSTRUÇÃO CIVIL: Brasil tem ‘apagão’ de trabalhadores braçais

O setor que responde por 63% dos investimentos totais na economia brasileira, o da construção civil, vive um chamado “apagão” de mão de obra, e o aumento da escolaridade está no cerne desta questão.

Esta é a conclusão da pesquisa Trabalho, Educação e Juventude na Construção Civil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentada nesta terça-feira, 5, em São Paulo.

Escolaridade maior afasta jovem do trabalho braçal
A pesquisa mostrou que entre 1996 e 2009 o percentual de trabalhadores de até 29 anos de idade na construção civil diminuiu à medida que o nível de escolaridade desses trabalhadores foi aumentando.

O estudo mostrou também que os trabalhadores da construção civil ainda ganham abaixo dos trabalhadores dos demais setores: R$ 933 contra uma média de R$ 1.094. O coordenador do estudo, Marcelo Neri, diz que “a construção civil está cada vez mais se tornando um setor de meia idade”.

A MANDO DO REQUIÃO DOÁTICO DESTILA VENENO: Pessuti, além de dissimulado e traidor, um cara de pau


Durante a terça-feira (5), fomos incomodados pelo que parecia ser apenas o exercício dessas aves do mau agouro, disponíveis à informação de aluguel. Dizia-se que o ex-governador Orlando Pessuti estaria por pregar a dissolução do Diretório Municipal do PMDB de Curitiba. Achamos que era algo improvável que estivesse partindo do pessutismo. Mesmo conhecendo as 'figuras' não conseguiíamos imaginar que chegassem a tamanho despropósito. Mas, por incrível que pareça chegaram. O próprio Pessuti, pois porta-voz já não possui, veio mais tarde professar o tal absurdo. Falar na dissolução do diretório peemedebista mais combativo do Estado do Paraná; poderíamos inclusive, cunhar a expressão "diretório peemedebista, mais peemedebista dos nossos rincões". Deveria estar empenhado esse senhor, em dissolver a ‘vergonha’ a que submeteu nosso partido ao trair o companheiro Roberto Requião e também, trair a seriedade do governo do PMDB. Infelizmente essa vergonha ele não dissolverá jamais. Essa vergonha ficará para a história como uma mancha suja em nossa legenda.

Dissolução? Pois nós discutimos com esse trânsfuga todo o processo de formação do atual diretório. Se o próprio, opinou em todos os momentos da elaboração da lista de nossos dirigentes municipais, que fato novo ocorreu para que houvesse a necessidade traumática de dissolução? É claro que são os interesses na obtenção de vantagens durante o pleito que se aproxima. Entretanto, essas questões serão rechaçadas pela conduta correta e séria do diretório de nossa capital. Nos dediquemos então, ao parágrafo explicativo do título desta nota partidária. Dissimulado - Nos sete anos em que foi vice-governador procurou parecer um exacerbado admirador e apoiador do governador Requião. Bastou Requião se desincompatibilizar, para no momento seguinte o trânsfuga, dar início ao maior estelionato político que este estado já assistiu.

Traidor - Traiu para afastar todos os que pudessem ter uma visão crítica do assalto ao poder perpetrado pelo fanfarrão. Cara de Pau – Não bastasse todas as safadezas que cometeu, tem agora a petulância de vir aos militantes e simpatizantes do PMDB de Curitiba, tentando se mostrar como alguém interessado em revitalizar o nosso partido. Tremendo cara de pau. Vá se reunir Pessuti, no comitê da traição que você montou para apoiar o outrora traidor de nossa legenda, Gustavo tucano Fruet. Comitê da traição para obstaculizar a eleição do senador do PMDB, companheiro Roberto Requião.

Fora Pessuti! Xô trairagem! Viva o PMDB! Viva o PMDB de Curitiba!

Diretório Municipal do PMDB de Curitiba.

CONTRADIÇÃO: O "BOLIVARIANO" REQUIÃO LANÇA EX-MEMBROS DA ARENA E DO PDS A PREFEITO E VICE PARA CURITIBA



Twitter Requião:

@requiaopmdb O nome mais apropriado para diputar a Prefeitura de Curitiba é Rafael Greca, Vice Algaci Túlio.

BIPOLARIDADE POLÍTICA DESCREDENCIA O REQUIÃO. PARA ELE EM UM DIA A SENADORA GLEISI É "A MUSA DO SENADO" E NO OUTRO A "RAINHA DO MERCADO"

O senador Roberto Requião(PMDB) esta apresentando quadro bipolar em suas analises. Um dia comentou em seu twitter que a senador Gleisi Hoffmann(PT) é "a musa do senado" e noutro diz que ela é "a rainha na defesa do mercado", segmento este que ele tanto finge que abomina. Não podemos esquecer do lobby que ele fez para facilitar a nada ecológica e anti nacional importação de pneus usados, o que para os interesses econômicos e ambientais do imperialismo foi de total agrado. O artigo 225 da Constituição Federal, assegura a todos o direito de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e impõe ao poder público e à sociedade o dever de preservá-lo.

A importação de pneus usados representa um aumento efetivo de passivo ambiental, uma vez que cada pneu usado e/ou remoldado passa a ter metade de vida útil de um pneu novo. No momento em que importamos produtos já descartados estamos na realidade arcando com o ônus de ter que resolver um problema ambiental de disposição final para os países exportadores. A importação desses pneus significava mais um obstáculo ao cumprimento da implementação da Convenção de Estocolmo, ratificada pelo Brasil em 2004, e que cuida da eliminação dos Poluentes Orgânicos Persistentes, já que com a importação deste lixo o Brasil estaria aumentando, no lugar de diminuir, suas emissões.
Aqui no Brasil são descartados cerca de 40 milhões de pneus por ano sem que tenham destinação ecologicamente adequada e com certeza não necessitávamos importar mais.

Nenhuma das soluções até hoje aqui adotadas para a destinação dos pneus protege integralmente a saúde humana e o meio ambiente. Entre as várias formas de destinação final de uso para o descarte podemos citar como sendo a principal a destruição térmica via o co-processamento em fornos de cimento e cal, mas este processo de destruição dos pneus libera na atmosfera substâncias altamente tóxicas como as dioxinas e furanos, além de metais pesados (como mercúrio, zinco, cádmio), benzeno e outros compostos poluentes orgânicos persistentes.

Como o Brasil, os países da Comunidade Européia, Estados Unidos e Japão, que são hoje os maiores produtores de pneus usados, também têm dificuldades no manejo adequado destes resíduos. A “solução ambientalmente adequada” encontrada por estes países foi a transferência do problema para as nações em desenvolvimento, aqui no caso o Brasil, sob o pretexto de exportação para reutilização e remoldagem.

O importador de lixo ganha nas duas pontas, pois é remunerado por tirar o problema ambiental do local de origem (EUA, UE, etc.), como aqui ao fornecer o mesmo como combústivel para segmentos industriais (fornos), como na reciclagem pela remoldagem, etc..

No nosso país somente 10 % das 300 mil toneladas de pneus usados disponíveis são de fato recicladas para obtenção de borracha regenerada, segundo dados da empresa Relastomer. Em 1990 a geração per capita foi de 1,25. Atualmente, 65,5%, ou seja, 180 milhões de pneus velhos estão em aterros sanitários e 2 a 3 bilhões estão em estoques á céu aberto.

Um dos empresários que na época foram beneficiados com a importação de lixo (pneus)hoje é no Senado um dos suplentes do Requião!

Chegamos a Abril, data prevista para o término da auditoria feita pelo atual governo nas contas da gestão Requião/Pessuti


A AUDITORIA FEITA A SETE CHAVES E O MISTERIOSO MOMENTÂNEO SILÊNCIO DO GOVERNO BETO RICHA DESPERTA MEDO E COM ELE "ATAQUES PREVENTIVOS" PARA TENTAR DESCREDENCIAR O QUE SERÁ DENUNCIADO PELO NOVO GOVERNO SOBRE OS ATOS COMETIDOS POR AQUELES QUE ANTES OCUPAVAM O PODER.
OU ESTES ARROGANTES ADVERSÁRIOS ACREDITANDO QUE POR CAUSA DA GOVERNABILIDADE O BETO NÃO TERÁ VONTADE POLÍTICA PARA ABRIR A “CAIXA PRETA” DO GOVERNO ANTERIOR E ASSIM CONFIANTES ATACAM O NOVO GOVERNO DEITANDO E ROLANDO SOBRE O PASSADO?

FICO COM A PRIMEIRA HIPÓTESE!

CHEGAMOS A ABRIL, DATA LIMITE DADA PELO PRÓPRIO GOVERNO PARA PODER SER SITUAR PERANTE A “HERANÇA HERDADA”.

CIRCULA A INFORMAÇÃO DE QUE A AUDITORIA COM RESULTADOS ESCANDALOSOS SOBRE O QUE FOI A GESTÃO REQUIÃO/PESSUTI ESTÁ QUASE PRONTA.

LOGO VEREMOS CLARAMENTE A REAL ORIGEM DE TAL GRAU DE ANSIEDADE POR PARTE DA OPOSIÇÃO!!!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles