segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo do TCE aponta falhas na educação especial no Paraná


Pesquisa realizada com professores da rede pública estadual de ensino em abril e maio deste ano revela que, para 75% deles, capacitação profissional insuficiente é um grave obstáculo à inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na escola.

O governo estadual não atende de maneira efetiva os estudantes portadores de necessidades especiais que procuram a rede pública de ensino. A constatação é de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) entre os professores da rede estadual, nos meses de abril e maio deste ano. Dos 1.623 docentes que responderam à pesquisa, 75% consideraram a insuficiência de capacitação profissional como principal dificuldade para a inclusão dos alunos especiais na escola. A ela seguiram-se a falta de material didático (63,6%) e a superlotação nas salas de aula (56,3%).

A pesquisa feita pelo TCE usou questionários como instrumento de avaliação, que foram disponibilizados ao professorado na página do Tribunal na internet (www.tce.pr.gov.br) e no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Além da capacitação dos docentes, foram avaliados temas como expectativa quanto à qualidade do sistema, acessibilidade, condições de comunicação e mobiliário das escolas, bem como a oferta de materiais didáticos. O resultado da pesquisa foi empregado na elaboração do parecer prévio das contas do governo do Estado de 2009, votadas e aprovadas – com ressalvas – pelo Plenário do TCE no último dia 3.

Preconceito

Na opinião de 57,4% dos professores, os alunos com necessidades educacionais especiais não estão sendo bem aceitos em sala de aula. Para 52,5% deles, as escolas não estão aptas a receber estes alunos. A pesquisa identificou, ainda, que para 61% dos docentes, uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos está relacionada à acessibilidade. Além deste, outro obstáculo encontrado pelo aluno portador de necessidade especial, segundo os professores, é o preconceito (52,3%), seguido da dificuldade de socialização (50,3%).

A falta de capacitação dos professores para lidar com os estudantes também foi detectada no levantamento. Entre os docentes que responderam os questionários, 33,9% se dissseram insuficientemente preparados para intervir na formação dos alunos. E 36% alegarem nunca ter recebido qualquer tipo de capacitação. A meta, de acordo com a Seed, era capacitar 5.255 profissionais na área, ano passado. Contudo, a Secretaria alcançou 30% do previsto, treinando apenas 1.583 servidores.

No quesito “acessibilidade”, foi considerada modesta a presença de elementos essenciais. A carência de rampas de acesso foi apontada por 60,4% dos que responderam o questionário, de banheiros adaptados por 41,8% e de corrimão por 38,3%. Os professores mencionaram, ainda, a falta de portas alargadas (29,8%), cadeiras e carteiras adaptadas (24,6%), piso antiderrapante (23%), pistas sonoras e táteis (5%).

De acordo com o parecer do TCE, “conclui-se, portanto, que as ações da Seed e do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) não estão sendo suficientes e não estão tendo o alcance necessário para propiciar condições adequadas de trabalho aos professores e atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais”. Segundo o documento, há “a necessidade da ampliação das ações já implementadas”.

Tomaram a vaga ao senado e deixaram o Osmar pelado na candidatura ao governo


Deu no Celso Nascimento:

Queixoso, Osmar pede mais empenho do PT

Duas novas pesquisas sobre a corrida ao governo estadual devem ser divulgadas nesta semana. Datafolha e Ibope já estão medindo os reflexos da primeira semana da campanha massificada via horários gratuitos de rádio e televisão. Antes desse período, Beto Richa distanciava-se do oponente Osmar Dias por diferença que já chegava a dois dígitos. A propaganda eletrônica já teria sido capaz de alterar este quadro, de modo a aumentar ou diminuir a diferença ou, até mesmo, a inverter as posições?

O fato de antes do horário gratuito vir se ampliando, pesquisa após pesquisa, sua diferença negativa em relação ao adversário, fazia com que Osmar apostasse suas fichas na reversão dos índices, sobretudo no poder de convencimento da televisão. Por meio da tevê, propôs-se a projetar a imagem de um político sério, de poucos sorrisos, mas conhecedor profundo das realidades paranaenses e administrador de comprovada competência num setor vital para a economia estadual, o da agropecuária. Tudo em contraposição ao que se supõe seja a imagem que o adversário Beto Richa projeta – homem urbano, aristocrata e pouco afeito aos problemas do campo.

Osmar Dias ainda não tem segurança de que tal estratégia lhe tenha trazido benefícios – mas já sabe que ela, por mais eficaz, não basta. É preciso empenho, muito empenho, dos políticos e militantes em geral que se dispuseram a fazer parte da aliança partidária que sustenta sua candidatura.

Mesmo utilizando-se de linguagem diplomática, não consegue mais esconder uma queixa: o PT, um dos partidos que compõem sua coligação e o que mais esforço fez para disputasse o governo para dar palanque a Dilma Roussef no Paraná, não está lhe dando suficiente apoio.

Ele deixou claro este sentimento no último sábado, em Londrina, quanto participou da inauguração de comitê de uma candidata petista local. Osmar aproveitou a ocasião para apelar para que a militância petista abrace sua campanha, lembrando que o inverso é verdadeiro: “Só sei dar um abraço por inteiro. Abracei a política do presidente Lula desde que o PDT foi para a base do governo. Quando Lula me pediu para ser candidato, para representar no Paraná o projeto de continuidade das políticas sociais, a única coisa que pedi foi que o PT me abraçasse por inteiro, me apoiasse.”

Pelo jeito, Osmar não estaria percebendo reciprocidade à altura do compromisso que firmou: “Faltam 40 dias para as eleições – disse – e preciso que vocês abracem minha candidatura, pedindo votos de casa em casa, multiplicando os pedidos de votos para os companheiros, amigos e familiares”. Afirmações que só ganham sentido se o candidato não tivesse sido tomado pela percepção de que o PT e os petistas da base não estão fazendo o que haviam prometido.

Se, por um lado, se sente abandonado pelas bases petistas, Osmar também não sentiu efeitos positivos quanto à suposta transferência de prestígio e votos que Lula e Dilma proporcionariam à própria campanha. Enquanto a presidenciável dispara nas pesquisas, antevendo-se uma decisão já no primeiro turno, as pesquisas para o governo do Paraná traçam uma curva em sentido oposto para o aliado Osmar.

Enquanto a falsa esquerda ataca com seus sofismas ao Beto e ao Gustavo a realidade mostra o contrário

GOVERNO LULA E SEUS ALIADOS, LOBOS EM PELES DE CORDEIROS

Enquanto alguns com seus pobres impropérios tenta descredenciar a quem consideram seus inimigos, mas sem base de fundamentação, pois meros xingos não dão consistência a nenhum discurso, a realidade mostra o contrário.

Tanto o Beto como o Gustavo, por terem os pais totalmente vinculados a política tiveram desde cedo este tipo de formação e isto faz com que tenham profundidade intelectual sobre o tema, o que não é o caso destes, que além de serem ilustres desconhecidos mostram profundo desconhecimento sobre o assunto.

Para estes auxiliares de carroceiros, pois alguém tem de puxar a carroça, trabalho implica em esforço físico, já que para ele o trabalho intelectual não existe ou “é coisa de burguês”, como se o Marx ou o Engels também tivessem tido origem proletária ou a hoje “new riche” elite petista estivesse muito preocupada com o destino dos trabalhadores escravos tal qual está o Gustavo.

Um bom exemplo é o que ocorre com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/01, a que prevê a expropriação da terra em que ficar comprovada a exploração de trabalho escravo e tem apoio de um abaixo-assinado com mais de 280 mil assinaturas. Ela se tornou um marco no combate à escravidão contemporânea, mas para os petistas e seus aliados no Congresso ela não foi prioridade, pois o que é do interesse do governo Lula se ocorre o risco de lá ser barrado de imediato vira emenda presidencial. Não podemos esquecer de que neste mesmo tempo em que a PEC ficou engavetada o Lula já chamou os neo-escravagistas usineiros de heróis:

"Os usineiros de cana, que há dez anos eram tidos como se fossem os bandidos do agronegócio neste país, estão virando heróis nacionais e mundiais, porque todo mundo está de olho no álcool. E por quê? Porque têm políticas sérias. E têm políticas sérias porque quando a gente quer ganhar o mercado externo, nós temos que ser mais sérios, porque nós temos que garantir para eles (sic) o atendimento ao suprimento".
Lula, discurso em Mineiros (GO), 20.03.07

Não podemos esquecer-nos do posicionamento oportunista eleitoreiro de grande parte da bancada do PT, onde o próprio líder do governo, o Cândido Vacarezza (PT), se posicionou contra a votação de PECs neste ano por ser eleitoral.

Enquanto o oportunista Vacarezza a mando do Planalto se colocou contra a votação milhares de migrantes, vindos do norte e nordeste, em particular dos estados do Piauí e do Maranhão, continuaram a serem aliciados pelos “gatos” e são obrigados a trabalhar em regime de semi-escravidão numa extenuante jornada de mais de 10 horas, num ritmo assustador, que garante aos proprietários das usinas baterem recordes de toneladas de cana cortadas ao dia. Atualmente, um cortador de cana é considerado muito produtivo se retira, em média, 12 mil quilos por dia.

Em relação aos fazendeiros que cometeram o crime de grilo de terra desmatamento ilegal o Lula disse:

“ninguém pode ficar dizendo que alguém é bandido porque desmatou”

"Eu posso dizer que as ONGs não estão dizendo a verdade quando dizem que a MP (458) incentiva a grilagem de terra no Brasil. O que nós queremos fazer é exatamente garantir que as pessoas tenham o título da terra, para ver se a gente acaba com a violência neste País. É isso que nós queremos e vamos fazer".

Todos sabem que os principais focos de trabalho escravo ou semi-escravo se encontram nas plantações de cana, na pecuária extensiva e nos desmatamentos ilegais, mas para os petistas isto é “desenvolvimento”.

Enquanto a bancada petista e seu governo não queriam se queimar com os seus aliados Sarney, Renan, etc. o Gustavo Fruet não teve dúvida e declarou apoiar a matéria. Gustavo Fruet faz parte da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, que tem atualmente 195 membros da Câmara dos Deputados e 55 integrantes do Senado Federal.

Um dos principais objetivos da articulação consiste na aprovação da PEC do Trabalho Escravo - classificada pelo senador José Nery (PSol-PA), presidente da Frente Parlamentar, como "segunda Lei Áurea".

Enquanto o (a) Janes xinga o Beto o governo federal e outros órgãos em caminho inverso premiaram a sua gestão a frente da Prefeitura:

Curitiba tem os melhores CRAS do Brasil em pesquisa do governo federal

Curitiba tem a melhor rede de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil. Os CRAS de Curitiba receberam nota 10 no censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com base nas estatísticas de 2009. Apenas 16 Centros em todo o Brasil - dos quais seis são em Curitiba - receberam a nota máxima.


Lula entrega a Curitiba o Prêmio ODM 2010, para a Rede de Bibliotecas Escolares

Eleonora aproveitou o encontro com o prefeito Beto Richa para entregar o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), entregue noite desta quarta-feira (24), em Brasília, pelo presidente Lula. O prêmio é um reconhecimento nacional pela implantação da Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba.


Unesco premia projeto de educação de Curitiba

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, premiou, nesta quinta-feira, o programa "Alfabetizando com Saúde", patrocinado pela Prefeitura de Curitiba.

O programa recebeu o Prêmio Literário Internacional da Associação de Leitura da Unesco pelos seus esforços na cidade do sul do país.
Segundo a Unesco, o programa brasileiro tem demonstrado sucesso, ao longo dos anos, e é prova de uma colaboração entre órgãos de saúde e educação da cidade de Curitiba.


Curitiba ganha novo prêmio nacional na área da Saúde

O trabalho em rede coordenado pela equipe do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, na área de atenção à saúde da mulher dá mais uma mostra de sua excelência.

Na mesma semana em que foi lançado o programa Mulher Curitibana, de prevenção ao câncer de mama, a IX Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada em Brasília, deu ao trabalho "Humanização do atendimento às vítimas de violência sexual: o IML vai ao hospital", da Secretaria da Saúde da Curitiba, o primeiro prêmio na modalidade Inovações.

O prêmio - Um troféu e R$ 30 mil para investimento na área - foi concedido pela Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e recebido pela médica Hedi Muraro.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles